Eu nunca fui de me conformar com a vida, não. Sempre acreditei que devíamos correr atrás daquilo que queremos, mesmo que pareça impossível. Na verdade, nunca acreditei que existisse algo impossível. Eu ainda continuo não acreditando. Eu já presenciei cada coisa que parecia impossível, mas que aconteceu... Cada um vive de sua maneira, mas cada um vive do jeito que convém o seu jeito de ser. Na verdade eu sou meio controverso: mesmo não acreditando em nada impossível, já desisti muitas vezes nos primeiros obstáculos, e quando me vi em algo que eu não queria, vi que eu devia ter desistido antes, aliás, nem ter insistido.
Mas não é disso que eu quero falar. Não quero que ninguém se conforme com nada, às vezes temos que nos indignar e tentar mudar tudo, buscar aquilo que queremos, sempre.
Mas entendo que também existe o outro lado. Nem sempre querer é poder. Se a nossa escolha não nos quer, o que podemos fazer? Num primeiro momento, nada. Podemos até tentar por um tempo. Mas em alguns casos é uma tentativa em vão e então você sofre. E se você não pode mudar a sua escolha, bola pra frente. Temos que nos permitir, coisas boas aparecem sempre na vida de quem merece. Então faz por merecer que algo de bom está por vir. Já pensou que você pode ter se livrado de uma coisa bem ruim? E sem querer você insistiu no que seria ruim que num primeiro momento parecia bom, mas só lhe traria sofrimento mais pra frente? Não estou dizendo que seja realmente isso, são hipóteses. Às vezes poderia ser o que de melhor aconteceria na sua vida, mas tudo são escolhas, e o que passou, passou. Não dá pra dizer como seria, da pra dizer como foi, e se não foi bem, é o que fica.
Isso acontece em todas as partes da nossa vida. Às vezes insistimos num trabalho que não nos faz bem, numa profissão em si, numa formação e por aí vai. Tem pessoas que gostam de que sejamos insistentes, outras nem tanto. Quando a insistência passa a ser um incômodo, eis a hora de parar. Quando coisas boas passam a significar coisas ruins, idem.
Não devemos nos cobrar tanto, nem ao outro. As coisas sempre acontecem de um jeito, queiramos ou não. Claro que a gente pode e deve fazer tudo por aquilo que queremos. Mas, se não adianta, temos que procurar outro caminho. Sempre existem outros caminhos, outros modos, alternativas e por aí vai... Temos que nos permitir mais. Claro que a vida é curta, mais pra que encurtar ela ainda mais? Temos que fazer tudo para sermos felizes e não para cairmos na tristeza. A vida tem que ser leve, sem pressão
Por favor, não quero que ninguém seja acomodado, só que aceite algumas coisas como elas são e como devem ser. O que é nosso está bem guardado e só a gente pode ter acesso, e um dia chegará. Chegará no momento certo. As coisas às vezes acontecem tão simplesmente que a gente nem esperava, e são justamente aquilo que nos faltava. E se alguém nos perguntar o que e como aconteceu, simplesmente parafrasearemos o Chicó: “Não sei, só sei que foi assim”.
Temos que nos conformar que as perguntas sempre vão existir, mas nem sempre haverá respostas. Já dizia Renato Russo: “Você espera respostas que eu não tenho”.
Pra ser sincero, eu até acredito que o sofrimento seja um mal necessário. Porque, se sofremos um dia, com certeza saberemos dar valor à felicidade que virá no outro dia. Como disse num outro texto que escrevi, as coisas ruins aparecem em nossas vidas para aprendermos a dar valor às coisas boas que virão.
sábado, 10 de setembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário