Outro dia fui convidado a participar de um evento. Como não poderia de forma nenhuma recusar, aceitei e fui.
Não quero falar do evento em si, mas foi uma boa forma de lembrar de um passado recente que hoje eu vejo que não aproveitei do jeito que queria, mas assim é a vida e tudo passa e nada volta atrás.
Nesse evento, como em muitos outros, havia muitas garotas lindas e eu, como não sou bobo, fiquei de olho naquela que eu achei mais linda de todas, cujo tipo me agrada bastante. Chegando em casa fui procurar saber mais um pouco sobre ela e me deparei com algumas situações: parecia que ela tinha uma certa fama, coisas que pessoas dizem por aí.
Então me veio a idéia de fazer este texto. As pessoas falam demais, da vida de todo mundo. Isso não é bom, muito menos sadio. Nós precisamos saber das pessoas por nós mesmos, não pela opinião dos outros. Como diz aquela musica do Capital Inicial: “se eu for ligar por que é que vão falar, não faço nada”. É mais ou menos assim. Existem pessoas que se comportam como juízes da vida alheia, esperando os passos das pessoas para criticarem, nada esta certo, tudo está errado. As coisas não funcionam assim. Temos que esquecer o que as pessoas falam e viver por nós mesmo, saber das coisas por nós mesmos e por aí vai.
Enquanto pensava nesse assunto me lembrei de um fato ocorrido no meu local de trabalho. Um dia troquei de turno para poder ir à aula. Trabalhando no outro turno, conversando com um amigo, questionei a ele uma coisa e ele me perguntou quem havia me dito aquilo. Inocentemente respondi: “o pessoal anda dizendo isso por aí”. Senti a desaprovação dele na hora da resposta e ele falou para eu esquecer tudo que as pessoas dizem, porque está tudo errado. Eu tenho que dar minha opinião, fazer meus questionamentos, pelas coisas que eu vejo, pelo que eu sei, não pelos outros. Depois desse fato passei a ver a vida de outra forma. As pessoas dizem demais, dizem quem são as boas pessoas, quem são as más, quem presta, quem não presta, etc...
As pessoas são livres, contando que não façam mal a outras pessoas, e podem fazer o que bem entender da sua vida, elas são os senhores de suas vidas. Muitas vezes vemos pessoas invejosas que tentam denegrir outras pessoas, ou mesmo que não tem coragem de fazer determinadas coisas e começam a atacar quem o faz. Essa é a vida, infelizmente, temos muitas coisas boas e também temos coisas ruins.
Outro fato que aconteceu comigo, dessa vez na faculdade, foi quando fui falar para um amigo quem um colega nosso estava namorando e falei que ‘ela’ não era bonita. A resposta dele foi uma das coisas que mais surpreenderam positivamente nessa vida: “Foda-se cara se ela é feia, se ele gosta dela é o que importa”. E quantas vezes não vemos isso acontecer? Nós temos que nos por em nossos lugares e não criticar as pessoas e suas escolhas, cada um sabe aquilo que é bom para si próprio e nossa opinião muitas vezes não significa nada.
Ultimamente, cuidar de nossas vidas anda tão difícil que, se ainda formos nos preocupar com a vida das outras pessoas, vai ficar mais difícil ainda. Não me interessa a fama de ninguém, aliás, quem tem fama é artista. Pessoas têm bagagem, e tudo que vivem faz parte da pessoa que são. Deveríamos parar de criticar as pessoas e olhar mais para nós mesmos, será que estamos fazendo tudo certo?
Muito obrigado, até a próxima. JF
domingo, 27 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Se não pudermos falar mal dos outros a vida não teria graça lol.
ResponderExcluirEu quero ver o circo pegar fogo e o palhaço chorar!
Vid fodão, gosta é de polêmica!
ResponderExcluirBom texto, mas acho que cada um é livre pra falar da vida alheia tbm, ñ teria graça se preocuparmos apenas com nós mesmos, afinal ñ vivemos sozinhos.
abraço